terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A TRISTE REALIDADE

No programa FANTÁSTICO da TV globo no último domingo (dia 30 jan 2011) os brasileiros assistiram matéria estarrecedora sob o título “Fantástico flagra o descaso nas delegacias brasileiras”. Foi ainda dito na abertura da matéria: “Nossas equipes atravessaram o país, e registraram flagrantes de descaso, de falta de estrutura e de tratamento desumano.”
Os repórteres, na ocasião, demonstraram o verdadeiro caos que um setor muito importante da segurança pública brasileira vive, mesmo que o alvo da reportagem tenha sido somente alguns Estados da Nação.
O que se observou foi delegacias de polícia, que são as sedes locais da Polícia Civil (com funções constitucionais de Polícias Judiciária e de apuração de infrações penais) caindo aos pedaços, com profissionais mal equipados, mal treinados, desmotivados e com presos ilegalmente mantidos em locais insalubres e em delegacias de polícia. Enfim uma série de descalabros capazes de retirar o sono e provocar náuseas a qualquer cidadão de bem. Ficou claro também que o problema se arrasta por muito tempo, transpondo governos e mais governos.
O que se nota é que, em alguns locais, existem verdadeiros descasos e uma sucessão de má gestão. A falta de prioridade para o setor é flagrante.

Por outro lado, na maioria das Polícias Militares brasileiras (com a função constitucional de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública) não seria diferente se dependesse somente dos Estados. É que na Polícia Militar devido a sua investidura e organização militar, a exemplo do que ocorre em vários países do dito primeiro mundo, há muito mais improvisação no cotidiano visando superar ou, pelo menos, diminuir os efeitos da falta de atenção que o setor de segurança pública sofre.

Nas instituições militares a expressão “te vira” ainda funciona, justamente pelo componente hierárquico e disciplinar muito forte, face a investidura que essas instituições e seus integrantes estão submetidos (não é uma crítica, pelo contrário).

Lembram-se do artigo postado neste blog intitulado RESOLVENDO A SEGURANÇA publicado no JORNAL DIÁRIO CATARINENSE - 17 de janeiro de 2011 | N° 9054 – ARTIGOS no Link: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3177749.xml&template=3898.dwt&edition=16312&section=1320

Pois então. Na ocasião retratava exatamente o que acaba ocorrendo em várias administrações estaduais quando utilizam-se do subterfúgio de criarem “pano de fundo” não enfrentando como deveria o problema, deixando sua resolução para um segundo ou terceiro plano.

Mais uma vez, deve ser dito que: “o que se espera é vontade política e fortes investimentos para o setor não deixando que profissionais de segurança pública, em especial os seus dedicados gestores, fiquem a mercê de improvisos e respostas evasivas à tão sofrida sociedade”.

Também é inacreditável que a segurança pública juntamente com a saúde e educação compõe o tripé de importância para nação brasileira (em todas as pesquisas elas aparecem em primeiro lugar) e não possua, a exemplo daquelas, um percentual do orçamento obrigatório para aplicação nela (a dita verba carimbada) , e pelo que sente isso não ocorrerá se não houver muita pressão da sociedade nesse sentido.

Assim não dá.

O que se espera é que a tal “vontade política” aflore e resolva o problema.

Só é possível melhorar a segurança pública se houver, como já mencionado, maciços recursos destinados a treinamento, equipamentos, instalações físicas adequadas e salários compatíveis com a função.

Só assim se resolve o problema, senão em breve, muito breve, veremos mais e mais reportagens similares aquela vista no último domingo.

Até parece que a frase : ‘ A CADA QUATRO ANOS MUDA-SE TUDO PARA NÃO SE MUDAR NADA” é verdadeira. Será ?

MARLON JORGE TEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário