quarta-feira, 2 de maio de 2012

A QUEM INTERESSA TER MILITAR ESTADUAL -PM/BM SEM ESTUDO

Quando li não acreditei. Realmente custei a crer que aquilo era verdade, mas era sim.
Estou me referindo a declaração de um desavisado govenador sobre o nível de escolaridade exigido para os candidatos a Soldado da Polícia Militar estampada em jornais:........ não quer PMs com estudo porque eles "se insubordinariam"
Disse ele “que acha positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior”, e disse mais: “é bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada” (http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/index.phtml?id=1248505&com=1%3Fid%3D1248505&tit=richa-nao-quer-pms-com-estudo-porque-eles-
Dias após, porém, o referido governador, após se conscientizar da besteira que havia feito, voltou atrás dizendo: “foi “o primeiro grande deslize” de sua vida pública”.
É verdade voltou atrás, contudo deste episódio lamentável se extrai aquilo que pensam alguns políticos sobre o assunto. Com essas posturas eles demonstram primeiramente não conhecer sobre o tema tão importante que é segurança pública e que por não terem interesse em conhecer mais sobre isso também demonstram não possuírem vontade de resolvê-lo, confirmando a existência da famosa afirmação falta de vontade política.  Em segundo lugar deixam transparecer claramente que desejam policiais militares que somente executem seu serviço sem questionamentos evitando que tragam “problemas” para seu governo, aí incluído principalmente reinvindicações de condições de trabalho e salários dignos.
As Instituições Militares dos Estados (Polícias Militares e Bombeiros Militares) estão passando por transformações, bem por isso está exigindo em várias Unidades da Federação para todos os níveis, inclusive para sua base, o Diploma de Ensino Superior para seus militares. Isso é evolução. A elevação da exigência do nível para ingresso do pessoal nessas instituições é justamente no sentido de colocar de forma crescente melhores profissionais à serviço da sociedade.
Já postei anteriormente em meu blog artigo sob o título: NIVEL SUPERIOR PARA O INGRESSO NAS CARREIRAS DA POLÍCIA MILITAR, (http://marlonteza.blogspot.com.br/2011/09/nivel-de-escolaridade-para-ingresso-nas.html ), onde me referi exatamente sobre o tema, dizendo que a melhora do serviço de segurança da sociedade passa pela melhora dos profissionais que a executa e que isso custa dinheiro, talvez bem por isso que o governador em questão pronunciou-se dessa maneira, desdenhando do conhecimento e o nível de escolaridade que o profissional de segurança pública deve ter. Repito custa a crer, mas talvez seja para economizar (ou não investir mais) tendo uma Polícia Militar, como se diz popularmente, “meia boca” funcionando precariamente e desprovida de conhecimento .
Os que pensam assim, inclusive alguns poucos gestores das instituições militares (Oficiais), são desprovidos de preparo e de vontade para resolver o complexo problema de segurança pública da sociedade.
Ainda bem que, diferente do governador, a sociedade e as entidades representativas de Militares Estaduais não são “burras” reagindo de imediato não permitindo que proliferasse tamanha imbecilidade, pois seria um grande retrocesso.
Para finalizar gostaria de registrar que realmente o militar com curso superior será questionador dentre outros atributos, contudo os gestores policiais e políticos devem estar preparados para isso, pois questionar faz parte do profissional que quer aprender e prestar melhor serviço a sociedade.

Sempre alerta, esse é o lema.

MARLON JORGE TEZA

11 comentários:

  1. A APRASC - Associação de Praças de SC - lançou nota sobre o assunto:

    http://www.aprasc.org.br/noticiap.php?id=781

    ResponderExcluir
  2. CARO MARLON, AÍ ESTÁ O PANO DE FUNDO DE COMO OS DETENTORES DO PODER NOS QUEREM. DEIXEMOS OS PMS BURROS, E SOB O MANTO DE UM MILITARISMO OBSOLETO, POIS NÃO HAVERÁ QUESTIONAMENTOS. SE QUESTIONAREM RD, CPM E JUSTIÇA MILITAR.
    RESUMINDO: SEM ESTUDO, SEM SALÁRIOS, SEM DIREITOS, E A SOCIEDADE SEM SEGURANÇA. PARABENS PELO ARTIGO.

    ResponderExcluir
  3. Prezado sr Cel Marlon,
    Muito bem escrito seu artigo. Sob meu ponto de vista, a fim de esclarecer algumas distorsões que possam surgir, vejo claro que não se deve confundir militarismo com alienação intelectual e nem disciplina e estudo com questionamento.
    Grande abraço
    Cap Machado

    ResponderExcluir
  4. Caro Coronel, fica claro qual o pensamento do governante, e muito provável outros governantes e políticos tenham o mesmo raciocínio, mas não o externam. A "gafe" do governante, não nos deixa dúvidas, e as desculpas, de nada contribuem, pois agora conhecemos seus pensamentos.
    Natural que uma tropa de poucas luzes, é facilmente manobrada para esta ou aquela direção.

    É. Definitivamente, é necessário estar atento, em especial os que conduzem as PMs no Brasil

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cel. Marlon Jorge pelo seu pronunciamento, nos conforta muito saber que não estamos sózinhos nesta batalha.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Cel Marlon.

    Parabéns. Sempre atento às questões de segurança pública Brasil afora. A demanda de violência e crimnalidade é tão grande, sobretudo relacionada ao uso e tráfico de drogas, que o aparato estatal deficiente não consegue sequer manter os índices pois se acetuam a cada dia. Sinceramente, não sei onde vamos parar, eis que, infelizmente, ainda existem políticos com essas idéias absurdas.

    Mário Cézar Simas
    Cel PM RR

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente o problema na Pm é interno. Os praças tem que ser que nem cavalo que puxa carroça, que usa aquele tapa olho pra não poder olhar para os lados e assim ser guiado como querem os que detém o poder de condução.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto houver uma normativa denominada RDE no seio da corporação regendo o destino dos "não-oficiais", não haverá esperança. O soldado foi feito mesmo para carregar pedras basta saber que nem a CF/88 o trata com a mesma dignidade de um cidadão comum ao negar-lhe o direito ao HC quando este recebe voz de detenção por estar com o coturno desengraxado...
    Então meus caros colegas, eu vos aconselho: procurem outra colocação no mercado, ok, se sua vocação é a policial, temos várias vertentes como a prf, pf, pc, etc, CORPORAÇÕES ONDE INEXISTE ESSE REGULAMENTO MEDIEVAL E GROTRESCO CHAMADO RDE.

    ResponderExcluir
  9. A exigência de curso superior resultará em benefícios, para os policiais e bombeiros militares e para a Instituição PMPR; e não custará nenhum centavo a mais para os cofres públicos. É necessário acompanhar a evolução e promover melhorias na segurança pública paranaense. PMs/BMs com nível superior ingressarão mais velhos na corporação, terão mais maturidade e mais conhecimento para desenvolver o trabalho; além de se aposentarem mais tarde, contribuindo para a melhoria do perfil previdenciário em cerca de 10%.

    Não se pode retroceder no tempo. Ficou no passado a ideia de que policial precisava apenas obedecer seus superiores e apertar o gatilho. É preciso evoluir!
    FONTE:AMAI.ORG/DESCOMPRESSAO

    Infelizmente o Governo do Paraná esta usando exatamente a RECEITA postada pelo Senhor logo abaixo.
    Diversas situações estão acontecendo, dificultando os direitos garantidos pela Emenda 29 cujo prazo para implementação venceu em abril de 2011.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Marlon! Montanha!

    ResponderExcluir