quarta-feira, 13 de julho de 2011

UM MOMENTO ESPECIAL E MARCANTE -

Hoje, com a permissão dos leitores, vou manifestar-me sobre a minha passagem para a reserva remunerada da Polícia Militar e sobre o lançamento do livro de minha autoria intitulado: TEMAS DE POLÍCIA MILITAR –Novas atitudes da Polícia Ostensiva na Ordem Pública ocorrida ontem dia 12 de julho. Veja também link: http://www.pm.sc.gov.br/website/rediranterior.php?act=1&id=10663
Foi realmente um momento especial, pois o salão nobre da Quartel do Comando Geral da PMSC estava repleto de civis e militares que prestigiaram o singelo evento.
O momento foi especial já que 35 anos de serviço é uma vida, e, sendo esses anos todos dedicados à sociedade numa instituição como a Polícia Militar é uma vida em dobro.
Tenho a consciência tranquila pois tive uma carreira íntegra e dedicada à instituição e a sociedade do início ao fim.
O lançamento do livro acima citado foi a materialização disso tudo, pois fica, mesmo que em poucas páginas, um pequeno legado aqueles que ainda na ativa possuem a responsabilidade de preservar a ordem pública em prol de toda a sociedade.
Confesso, estou feliz e satisfeito. Fiz o que sempre julguei necessário, ético e correto e jamais me acovardei, mesmo que tivesse que pagar, em muitas ocasiões, um “preço” caro demais.
Nesta nova fase de minha vida espero viver bem. Sei que ainda por algum tempo defenderei, neste espaço e junto a Federação Nacional que presido, as Instituições Militares Estaduais e seus integrantes.
Para estampar tudo isso cito abaixo o texto inicial do meu livro, ele reflete bem e em poucas palavras este momento especial da minha vida:

INTRODUÇÃO
Sempre procurei em minha carreira na Polícia Militar de Santa Catarina viver intensamente cada momento como igualmente faço na minha vida particular.
Esse viver intensamente na carreira transpassou momentos diferentes, ou seja, o momento do tenente, do capitão, do major e tenente-coronel, do Coronel e do comandante nos vários níveis.
Inicialmente nos lançamos, todos nós, nas atividades operacionais, acabamos por força da necessidade lendo pouco e escrevendo menos ainda. Comigo não foi diferente, no entanto essa fase foi de suma importância para que o meu lastro de conhecimento operacional fosse melhorado, preparando-me para a segunda fase da carreira.
Nessa segunda fase da carreira é que vemos a necessidade de estudar muito e escrever alguma coisa no sentido de disponibilizar, posteriormente, aos outros policiais um pouco da experiência acumulada, unindo a fase operacional com a fase intelectual e estratégica.
Ao findar minha carreira de quase trinta e cinco anos na Polícia Militar de Santa Catarina passando para a reserva remunerada, não poderia deixar de juntar alguns desses escritos e, colocando-os com a ajuda dos amigos, em especial do Capitão PMSC Wallace Carpes, através de uma pequena obra denominada: Temas de Polícia Militar.
O objetivo é deixá-la à disposição dos interessados contribuindo para a construção de uma Polícia Militar melhor.
A bibliografia sobre temas relacionados à atividade das polícias militares não é grande. O que existe a respeito geralmente se relaciona a técnicas e táticas e muito pouco existe sobre doutrina e missão dessas importantes instituições militares dos estados e do Distrito Federal. Por isso a decisão de juntar alguns dos textos que eu já havia escrito, como dito, ao longo da carreira para que ficasse à disposição dos interessados, visando proporcionar reflexões e contribuindo, assim, para a compreensão dos assuntos relacionados à segurança pública, em especial da Polícia Militar.
Tenho a convicção de que se aumentarmos nosso conhecimento melhoraremos nossas instituições e, o que é melhor, melhoraremos como consequência a qualidade de vida de toda a sociedade.
Ao passar para a reserva remunerada fechamos um ciclo na vida profissional e pessoal. Na vida profissional o ciclo se fecha para quem sai, dando oportunidade aos que ficam de também contribuir fazendo a sua parte, isso faz parte da vida em sociedade. Na vida pessoal uma nova fase se inicia, pois podemos dar mais atenção à família e aos amigos, aproveitando cada dia, fazendo tudo aquilo que o trabalho dedicado em tempo integral impede o militar de fazer.
A vida é assim!
Mais uma vez gostaria de deixar registrado que não poderia me furtar de deixar este singelo legado aos que ficam, os quais daqui a pouco tempo também gozarão do descanso merecido.
Nas minhas andanças pelo Brasil como presidente de uma entidade representativa de oficiais em nível nacional observei a carência que os militares estaduais possuem em alguns aspectos. Os textos deste livro, repito, vêm ao encontro dessas carências já que desvendam algumas delas, elevando o conhecimento desses dedicados e às vezes não reconhecidos profissionais.
Sei que não é praxe, mas gostaria de em apenas uma linha agradecer aquela que me fez possível ter uma carreira íntegra na Polícia Militar de Santa Catarina. Aquela que me ajudou em todos os momentos:
- Ângela minha esposa, muito obrigado por tudo! A partir de agora estarei contigo em nossa casa.
Para finalizar só me resta agradecer o prazer de tê-los, todos, como amigos e em especial os oficiais e praças, tanto em Santa Catarina como em qualquer rincão deste imenso e maravilhoso Brasil.
Retiro a farda do corpo, porém a levarei sempre no meu coração. Por isso sou feliz!















3 comentários:

  1. Grande Marlon.
    Eu já estou nessa boa vida desde fevereiro, e lhe asseguro é muito bom! Mas o melhor é o sentimento do dever cumprido com dedicação, honra e responsabilidade.
    Desejo ao amigo e a sua família saúde, paz, amor e muita felicidade nesta nova fase da vida.
    Aqui do outro lado do Mampituba continuamos entrincheirados a postos na defesa de nossas instituições.
    Forte abraço.
    Cel RR Braga

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente Muito Obrigado por tudo que fizestes pela nossa Corporação e pelo legado que deixastes através de teu livro e de teu exemplo! Parabéns também pela tua saída triunfal, pois até na hora de sair deste um banho hein! O reconhecimento, a gratidão e o grande carisma ficaram claramente demonstrados naquele Salão Nobre por parte dos oficiais , os quais sentiram demais a tua saída. E isso meu Caro Amigo Marlon, sabemos que não foi mera obra do destino, mas fruto de muita dedicação, estudo, trabalho honesto e especialmente o grande compromisso que tivestes com a Corporação, acima de teus interesses particulares.
    Por fim, desejo que o Supremo Criador ilumine o teu caminho para que, agora na reserva remunerada junto com a Ângela, aproveites bem a vida e que ela seja plena de saúde e de alegrias pra vocês !!!
    Fraternalmente,

    Albanir Santos

    ResponderExcluir
  3. Cel Marlon J. Teza,

    parabenizo-o pelo lançamento do livro, um marco para essa nova fase de crescimento pessoal. Recebi o convite para o evento, no entanto estou a estudo em Porto-Portugal, motivo pelo qual me impossibilitou de prestigiar pessoalmente esse momento, por sinal, muito valorizado dada à presença significativa de militares e civis. Desde já, manifesto o interesse por um exemplar, autografado, dessa obra e oportunamente o procurarei para tal fim. Sucesso!

    KNOBLAUCH, Cap PMSC

    ResponderExcluir