quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AÇÃO DO GOVERNO NO RIO DE JANEIRO - SERÁ QUE FOI VONTADE POLÍTICA OU O ACASO

SERÁ QUE FOI VONTADE POLÍTICA OU O ACASO
NESTE BLOG NÃO VAMOS FALAR SOMENTE DA SEGURANÇA (OU DA ORDEM) PÚBLICA DE SANTA CATARINA MAS DE TODO O BRASIL( E ATÉ DO MUNDO) POIS AGORA A “BOLA DA VEZ” É O RIO DE JANEIRO.

Para reflexão:
Será que a mega ação policial do Governo do Rio de Janeiro foi decorrência de uma vontade política com a utilização da inteligência e de estratégia ou foi mero acaso ?

Ninguém, a não ser aqueles ligados intimamente a cúpula do governo do Rio de Janeiro, possui tal informação, porém a referida ação nos leva, como meros mortais,  a fazer algumas reflexões.

- Tudo começou com incêndios a veículos em vias urbanas do Rio de Janeiro que levaram a população, dita do asfalto, ao medo e ao pânico estampado pela grande mídia carioca e de todo o Brasil, pois se existe sangue e violência certamente há mídia.

- O Governo do Estado do Rio, através de suas ações de rotina,  não conseguiu dar as respostas adequadas para restabelecer a ordem e por conseqüência a tranqüilidade das pessoas. Diante disso, como ação imediata e “empurrado” pela sociedade e pela mídia, aumentou suas ações seguindo para áreas tidas como “dominadas pelo tráfico” (o que é uma vergonha reconhecer tal condição), diga-se “vila cruzeiro” e “complexo do alemão”.

- Então há que se concluir que não houve o tal planejamento antecipado, houve sim o improviso diante da necessidade de dar respostas à mídia e a sociedade atingida fortemente pelo medo.

- Não há, contudo, de ser criticada a ação, pois ocorreu até tarde demais. Há sim que ser comentada para que mais improvisos (e tudo o que é improvisado é perigo pois ou dá certo ou dá errado, não tem um terceiro resultado) não ocorram no futuro.

- Na última reunião do CONASP (Conselho Nacional de Segurança Pública) realizada no dia 10 Nov 2010 (sexta-feira) o assunto foi tema de debates e, enfaticamente, manifestei-me como Conselheiro e representante da FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares) e, portanto, de trabalhadores de segurança pública, dizendo que a preocupação doravante é de como se desenvolverá as ações posteriores já que o maior problema não havia sido ainda atacado pelo Governo daquele estado, ou seja, a remuneração da sua Polícia Militar que atualmente é uma das piores do Brasil. Também mencionei que o que se espera como policial militar é que ao sair daquelas localidades a dita “grande mídia”, com ela não saiam também todos os órgãos e instituições governamentais e não governamentais, “sobrando” assim todo o problema para que Polícia Militar. Que todas as ações governamentais continuem com grandes e necessários investimentos.

- Enfim vamos acompanhar como se desenrolará os acontecimentos, torcendo para que a paz reine no Rio de Janeiro e em todo o Brasil pois sociedade somos todos nós.

MARLON JORGE TEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário