terça-feira, 22 de setembro de 2015

COM O CICLO COMPLETO A TODAS AS POLÍCIAS O MUNDO NÃO ACABARÁ

Sobre a segurança pública brasileira, parece que agora o debate está, a meu ver e de muitos ligados a área, tomando o rumo correto o que poderá levar todos (sociedade, políticos, autoridades e instituições policiais) ao encaminhamento de melhoras consideráveis e concretas.
Permanecemos por anos e anos discutindo a desmilitarização da PM, a unificação de polícias, a criação de mais e mais instituições de polícia, etc - etc, desviando o foco do necessário debate que, nesses anos, não levou a lugar algum, senão a disputas meramente corporativas, deixando a sociedade, a grande interessada, de lado.
Agora me parece que políticos, autoridade, sociedade e profissionais da área acordaram incluindo na pauta nacional a discussão que, como mencionado, conduzirá a solução futura do problema. Refiro-me ao CICLO COMPLETO DE POLÍCIA NA PERSECUÇÃO PENAL para todos os órgãos e instituições policiais como já ocorre em todo o mundo civilizado.  
Nesse sentido a CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, face as várias PECs - Propostas de Emendas Constitucionais que por lá tramitam referente ao assunto, agendando uma série de reuniões por 11 (onze) capitais dos estados do Brasil, com o objetivo de debater tão importante tema: Por uma nova arquitetura Institucional da Segurança Pública e Pela adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia”,
Após a primeira dessas audiências públicas/Seminários da CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados realizada em Florianópolis no dia 18 de setembro ( http://www.ciclocompleto.com.br/pagina/1317/audiecircncia-da-ccj-da-cacircmara-dos-deputados-sobre-o-ciclo-completo-de-poliacutecia-em-santa-catarina ) constatou-se a preocupação de “determinada categoria” em rechaçar o debate, alegando uma série de situações principalmente em relação ataques à Polícia Militar.
Lembro-me que quando, lá pelos idos de 2007, o Termo Circunstanciado começou a ser elaborado pela Polícia Militar de Santa Catarina nos delitos de menor potencial ofensivo, foram ressaltados pela “mesma categoria”  dentre outros que:
1)    A PM (Polícia Militar) não está preparada para isso;
2)    A PM criará cartórios nos quartéis;
3)    A PM abandonaria as ruas deixando a atividade ostensiva para um segundo plano;
4)     O Judiciário e o Ministério Público não conseguiriam responder as demandas;
5)    Tudo ficaria muito pior do que já estava; e
6)    O MUNDO IRIA ACABAR.
A PMSC iniciou a elaboração dos Termos Circunstanciado nos delitos de menor potencial ofensivo, inclusive modernizando e acelerando todo o processo, como já fartamente divulgado, e qual foi o resultado?
1)    A PM demonstrou estar preparada;
2)    A PM não criou nenhum cartório nos quartéis;
3)    A PM não abandonou as ruas, ao contrário permanece mais tempo nelas;
4)    O Judiciário e o Ministério Público demonstraram atender a demanda com maior celeridade;
5)    Tudo melhorou;
6)    O MUNDO NÃO ACABOU, ESTAMOS TODOS VIVOS; e
7)    A SOCIEDADE FOI A GRANDE VENCEDORA.
Como me referi anteriormente, os argumentos atuais sobre o “ciclo completo” utilizados equivocadamente por “eles” são os  mesmos, porém tudo passa e as polícias demonstrarão, em especial a Polícia Militar, que está preparada para este momento de mudança com sempre esteve em ao Outros momentos.
A Polícia Militar com sua capacidade de adaptar-se às várias situações e acompanhar a modernidade, como aliás o faz há quase dois séculos (algumas mais que isso) o fará novamente não sendo desta vez que não que deixará de fazê-lo.
Devemos ter em mente que o alvo é a sociedade, ela é que deve ser a grande vencedora, o que não dá é para tudo ficar como está como “alguns poucos” desejam.
Não se muda algo fazendo sempre as mesas coisas, só se muda um resultado mudando a forma de fazer, só sim teremos resultados diferentes.
E posso afirmar: o ciclo completo na persecução criminal a todas as polícias não levará ao “ FIM DO MUNDO”.
MARLON JORGE TEZA



2 comentários:

  1. Prezado Cel Marlon,

    O ciclo completo é sinônimo de uma polícia mais preparada e facilitadora do acesso ao Poder Judiciário. Não há argumentos ou razões contrárias que permitem ao Estado Democrático vilipendiar esta garantia constitucional aos brasileiros. Quem se posiciona no sentido de não querer um melhor atendimento dos órgãos de proteção ao cidadão é pertencente a uma casta que só enxerga a si próprio. Viver em comunidade e na coletividade é compartilhar direitos e impor legalmente as regras do bom convívio. Ser contra ao melhor funcionamento do sistema de justiça criminal que envolve as polícias de preservação da ordem pública e as polícia judiciárias é patrocinar o estado de barbárie e "ditatura na democracia".

    Vamos seguir em frente adotando o seguinte slogan:

    "CIDADÃO, O CICLO COMPLETO É A SOLUÇÃO!"

    Saudações fraternais

    TEN CEL AUGUSTO PMES

    ResponderExcluir
  2. Concordo, precisamos de polícias completas e não pela metade. Vejo ainda que a concorrência, se assim podemos chamar, trará a busca pelo aprimoramento do produto que é prestado à sociedade por cada instituição.

    ResponderExcluir