terça-feira, 17 de abril de 2012

A ATUAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL E SUAS CONSEQUENCIAS

Já faz alguns dias que nada escrevo em meu blog, porém há uma razão bastante forte para isso, é justamente o momento que o Brasil atravessa com um “mar” de denúncias que a mídia está repercutindo, descortinando um lado obscuro da atuação do crime organizado no alto escalão brasileiro.
Estou me referindo as recentes denúncias contidas em inúmeras matérias, veiculadas por vários órgãos de imprensa, dando conta de que um “empresário” que construiu e constrói sua fortuna em atividades ilícitas de jogos eletrônicos e do conhecido “jogo do bicho”, dentre outros.
Ao serem expostos diálogos gravados, bem como análises desses diálogos, desvendam algo que muitos já imaginavam, contudo poucos tinham consciência da extensão exata do crime organizado com setores dos poderes do estado brasileiro.
É concretamente o crime organizado atuando, participando e dominando ativamente através da corrupção de parte da administração pública (indicando chefes e interferindo nas decisões, dentre outros) e do legislativo brasileira (influenciando nas decisões e na legislação). Há mais “sujeira debaixo do tapete” do que qualquer cidadão de bem imaginava. Autoridades até então tidas como de bem mergulhadas em uma série de atos ilícitos que levam os brasileiros ao descrédito do funcionamento das suas instituições.
Mas o que tudo isso tem com relação à segurança pública que é o desiderato do meu blog?
Digo: tem tudo haver, pois exerce influencia diretamente nas ações dos órgãos e instituições de segurança pública, os quais, se não possuírem alguns integrantes diretamente ligados a influência desse crime organizado, o estão através de seus administradores, que são políticos, que estão com isso envolvidos e que possuem autoridade para interferir na atuação especialmente da polícia, tentando proteger os negócios ilícitos de seus “patrocinadores”.
Por isso tudo a segurança pública vai mal. As polícias, em especial, ficam a mercê disso tudo, muitas vezes imobilizadas por determinações absurdas, mas legais, que acabam dificultando a prestação de segurança com qualidade ao cidadão comum.
Assim fica difícil ser polícia e fazer segurança.
Esse crime organizado, que estou me referindo nesta postagem, é aquele que ocupa a grande mídia (pois possui muito dinheiro) dizendo, por exemplo, que os males de todos os males é a droga (só a droga) ilícita e seus traficantes, afirmando que eles são praticamente os únicos culpados da situação que o Brasil atravessa quando tema é a segurança pública, tentando criar um ambiente favorável as suas ações ilícitas, portanto criminosas, sem serem importunados.
Por tudo isso resolvi, após muito meditar, escrever algo justamente para levar o leitor à reflexão do que ocorre no cotidiano. É de certa forma uma defesa aos policiais bons e honestos que constituem a maioria dos integrantes dos órgãos e instituições de polícia do Brasil. A eles recai toda a responsabilidade de prover a segurança pública, porém como realizar um trabalho de qualidade e contínuo em prol da sociedade com uma situação como a apresentada.
Mais uma vez digo; “ASSIM FICA DIFÍCIL”.
Chamo a atenção, ainda, dos leitores de meu blog para que antes de criticarem a polícia façam uma avaliação, verificando se realmente só ela é culpada por suas ações ou são levadas a procederem de determinada maneira face ao que agora está sendo objeto de análise.

Após reflexões devemos concluir conforme mencionei na minha última postagem, “A SOCIEDADE BRASILEIRA PRECISA APRENDER A VOTAR”. Só assim conseguiremos mudar este estado de coisas em nosso país.

 

Ainda deve vir muita coisa por aí, aguardemos.
Um fraterno abraço a todos
MARLON JORGE TEZA