quinta-feira, 30 de junho de 2011

OS MILITARES E OS PIRULITOS

No Brasil os membros das Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares são militares Estaduais por força da Constituição Federal e, bem por isso, possuem condições especiais e diferenciadas quanto a sua investidura e disciplina, sendo regidos pelos regulamentos disciplinares e pelo Código Penal Militar.
Dentre outras situações, aos militares é proibida a sindicalização, a greve e qualquer manifestação, exigindo ainda a bravura a qualquer custo, pois o desiderato constitucional é que a sociedade tenha a sua disposição uma força de segurança que lhe atenda a qualquer momento em qualquer situação.
Pois bem, no passado a maioria dos governos ofereciam a esses profissionais alguns parcos benefícios, ou seja, alguns pirulitos, e os militares fingiam que estavam contentes e motivados cumprindo assim a lei.
Os tempos mudaram e agora só pirulito já não satisfaz. A dignidade, traduzidos em melhores condições de vida, fala mais alto e, por desespero, acabam descumprindo a lei sujeitando-se a pesadas penas.
Como visto os militares possuem o ônus da obediência e cumprimento da lei realizando a preservação, a qualquer custo, da ordem pública, porém, não recebe do Estado o bônus necessário para defender a sociedade.
Como dito só pirulito não contenta mais os militares e se os Governos não perceberem que há necessidade de dar melhor tratamentos aos militares estaduais, por certo, episódios similares ao ocorrido recentemente com os bombeiros militares do Rio de Janeiro infelizmente ocorrerão numa espécie de reação em cadeia, em todo o território Brasileiro.
A história brasileira e mundial registra que sempre que os militares não tiveram tratamento adequado foram registradas explosões revoltosas.
Por tudo isso os militares estaduais precisam muito mais que “pirulito”
MARLON JORGE TEZA

2 comentários:

  1. O Senhor tem toda razão Coronel, aqui no Piauí estamos começando um Movimento por Melhores Condições de Vida e Segurança Pública, procuraremos ao máximo evitar qualquer tipo de transtornos, mas as vezes o próprio Governo nos empurra para situações indesejadas.

    Forte abraço.

    Cap Evandro Rodrigues - Presidente da AMEPI

    ResponderExcluir
  2. Sr. Coronel,
    E ainda, nos dão um pirulito para tomar em seguida...

    ResponderExcluir